NEWS
︎︎︎ New Master in Design
     ︎︎︎ Novo Mestrado em Design





Delli (Design Lusófona Lisboa) é um projeto de design que desafia criticamente uma disciplina em profundas transições, explorando diferentes modelos pedagógicos. No trabalho em workshop contínuo entre profissionais, investigadores e professores de referência, pretende expandir a disciplina do design, em colaboração com o nosso centro de investigação, assim como com os nossos parceiros locais e internacionais. O Delli oferece dois programas inovadores de licenciatura e mestrado.


LICENCIATURA EM DESIGN DE COMUNICAÇÃO

︎ Alicerçado numa progressão lógica de temas-chave – de métodos a projectos – o programa explora modelos curriculares flexíveis, adaptáveis a questões e interesses emergentes, seja no âmbito particular do design ou da sociedade em geral.

︎︎ No decorrer da licenciatura, os alunos participam em workshops e eventos, trabalhando  coletivamente com artistas e designers convidados que desafiam os alunos para a realidade de uma sociedade em transição.

︎︎︎ Os projectos desenvolvidos com os alunos resultam frequentemente em publicações/objectos editados pela Delli_Press (editora do Delli) que circulam em eventos de Design, tanto em Portugal como no estrangeiro (Madrid, Paris, Berlim, Nova Iorque, São Francisco, São Paulo, Xangai, etc).

︎︎︎︎ Gama única de parcerias locais como o Museu Bordallo Pinheiro, e internacionais, de intercâmbio de estudantes, como o Pratt Institute (Nova Iorque, EUA) e instituições da vasta rede europeia do Programa Erasmus.

︎︎︎︎︎ O programa Delli trabalha para o desenvolvimento de profissionais híbridos, multidisciplinares e críticos, ao mesmo tempo que apoia interesses especializados.

︎︎︎︎︎︎ O programa Delli promove a autonomia criando espaço para diversas práticas, comunidades e abordagens, facilitando estágios, bem como projetos de pesquisa autodirigidos.

︎︎︎ Estrutura 

Primeiro Ano
O programa foca-se em métodos,  através da exploração dos fundamentos do design, com uma abordagem profundamente prática: do desenho composição, da tipografia ao design editorial, da tecnologia histórica à produção. Tentativa, erro e experimentação são aspectos essenciais desta fase inicial do programa.

Segundo Ano
Centra-se no desenvolvimento da identidade e dimensão crítica do aluno, explorando diferentes posicionamentos e desafiando o passado, presente e futuro da disciplina. Fá-lo através de uma variedade de abordagens e projectos, desde a identidade visual ao design de exposições, ao estudo da tipografia e ilustração, tecnologia digital e investigação interdisciplinar.

Terceiro Ano
O último ano consolida a viagem desenvolvida durante o primeiro e o segundo ano, explorando projetos com briefs, bem como cursos altamente experimentais que extrapolam os limites da disciplina. Organizam-se múltiplos projectos colaborativos e dá-se atenção às redes criadas dentro e fora do programa, através dos convidados nacionais e internacionais que apoiam e complementam os nossos modelos pedagógicos. Adoptando uma abordagem baseada na pesquisa e usando trabalho de campo e especulação, incentivamos os alunos a considerarem novos modelos sociais, económicos e mais sustentáveis.

︎︎︎ Plano de Estudos

︎︎︎ Instalações/Equipamento

O Delli Office é um espaço central para o nosso programa, funcionando como um modelo híbrido educacional de produção, debate e partilha. Uma variedade de ferramentas e meios de produção estão disponíveis para os alunos: impressão 3D, corte a laser, projecção vídeo, plotters, risografia e copiadoras digitais que coabitam com múltiplas outras técnicas de impressão, tais como serigrafia, mimeografia ou gravura, assim como impressão com tipos móveis. A maior parte das aulas projectuais acontecem aqui, sendo também o espaço onde decorrem os programas paralelos, incluindo os organizados por alunos, como as sessões de cinema e de leitura.


MESTRADO EM DESGIN
(NOVO)

O Mestrado em Design explora novas práticas de publicação de forma expandida, aprofundando as relações entre o design e áreas como a ecologia, cultura ou alimentação, em torno da ideia de Publishing Futures. Com este mestrado, serás capaz de desenvolver estratégias para tornar público assuntos que são prementes no mundo contemporâneo, concebendo modelos de interação e colaboração através de formatos impressos, digitais e performativos.

O papel dos designers mudou drasticamente nos últimos anos, expandindo as suas oportunidades e responsabilidades de actuação e relacionamentos, que agora vão muito para além dos meios de comunicação habituais. O Mestrado em Design tem como objetivo central a construção de futuros desejáveis, explorando as práticas de publicação de forma expandida. Em torno da ideia de Publishing Futures, dá-se uso ao verbo "publicar" como estratégia para tornar público assuntos e problemas que são prementes no mundo contemporâneo. O programa de estudos desenvolve-se em torno de aulas ou conferências, performances e instalações em galerias e museus, novas e velhas tipologias de impressão e reprodução, do cinema/vídeo, redes sociais ou tecnologias de realidade virtual e IA, sem esquecer a ancestralidade da publicação em papel.

Este é um Mestrado que explora os desafios da prática do design a partir de diferentes perspectivas de investigação, criatividade e imaginação, como formas de compreender um mundo em permanente mudança, oferecendo aos alunos inúmeras experiências práticas através de fóruns tão pertinentes como: Geografias e Alimentação, Climas e Cultura, Comunidades e Edição, Arquivos e Futuros. Este inovador programa, constitui a segunda fase da estratégia pedagógica iniciada na Licenciatura em Design de Comunicação, enquanto plataforma de ensino-aprendizagem-partilha que analisa criticamente o design como disciplina em profundas transições, explorando diferentes modelos pedagógicos colaborativos, e abordando o design para além das suas margens disciplinares.


︎︎︎ Objectivos 

︎ Através de uma compreensão holística e crítica de publicação, colocar em prática trabalhos alicerçados e tangibilizados em projetos orientados por professores e especialistas convidados, desenvolvendo conteúdos criativos de forma crítica, e explorando modelos inovadores de envolver e comunicar com uma diversidade de públicos.
︎︎ Desenvolver e consolidar conhecimento sobre a cultura do design e o design da cultura, através da capacitação de auto-questionamento e investigação, dotando os alunos de ferramentas para pensar o design para além da própria disciplina.
︎︎︎ Os alunos são orientados de forma esclarecida para construírem a sua própria prática ao longo do curso, desenvolvendo competências académicas e de contacto com a comunidade e indústria antes de concluir um projeto central que se adeque aos seus interesses. O âmbito do mestrado vincula os alunos, enquanto grupo de trabalho, aos futuros que preferem e que o design, em diálogo com outras disciplinas, possibilita.

︎︎︎ Competências

︎ Entendimento das várias tipologias de ensino-aprendizagem, desenvolvendo a capacidade de analisar e estruturar formas de aprender e partilhar conhecimento.
︎︎ Articular a responsabilidade do design e os seus possíveis contributos para as presentes crises ambientais e sociais, bem assim como possíveis modelos futuros.
︎︎︎ Utilização da publicação como modo de mapeamento, análise metodológica, discursiva e desenvolvimento de práticas de design.
︎︎︎︎ Conhecimento sobre a criação e desenvolvimento de comunidades, bem assim como o papel da colaboração na prática interdisciplinar.
︎︎︎︎︎ Capacidade crítica de problematização de assuntos prementes da contemporaneidade, através de sistemas e implicações das consequências da ação ou inação do design.

Porquê escolher o Mestrado em Design?

︎ Completar uma etapa de formação avançada na Universidade, através da obtenção de título universitário, Mestre, com reconhecimento nacional e internacional;
︎︎ Maximizar a eficiência do design na sociedade, considerando fundamental ter um conhecimento vasto, profundo e variado do meio envolvente;
︎︎︎ Promover a investigação e divulgação de ideias catalisadoras, apoiadas pela Universidade, e direcionadas ao desenvolvimento de modelos alternativos de sociedade;
︎︎︎︎ Acesso às redes internacionais em que o DCAM e a Universidade Lusófona estão inseridas, no âmbito da investigação e da partilha de conhecimento, como catalisador de desenvolvimento intelectual;
︎︎︎︎︎ Investigação apoiada, teórica, científica e técnica, de alta qualidade universitária;
︎︎︎︎︎︎ Condições Tecnológicas ímpares na área da imagem, nacional e europeia.

︎︎︎ Destinatários

Este programa está aberto a candidaturas de designers, artistas e agentes do sector cultural e comunicação, em várias fases da sua prática e carreira, bem como a candidatos oriundos das áreas das ciências, humanidades, política, economia, sociologia e outros domínios que intersectam—ou possam usufruir—da interdisciplinaridade e dinâmicas colaborativas da prática contemporânea do design.

︎︎︎ Investigação 

O corpo docente do Mestrado em Design é composto por um grupo de investigadores com trabalho em áreas que informam o programa, tais como: história do design, crítica do design, design e ecologia, práticas comunitárias e pedagogia. Com uma dimensão internacional e uma vasta rede de contactos e parcerias, o trabalho desenvolvido neste programa procura uma transferência de conhecimento e métodos aos alunos, trabalhando como pares.

︎︎︎ Estudos Futuros

Este Mestrado prepara os alunos para estudos futuros, através da introdução e consolidação de uma cultura de investigação. Isto implica a aquisição de metodologias de investigação, bem assim como uma articulação das instituições e infraestruturas que sustentam estas actividades (i.e. editoras, museus, arquivos, associações culturais, indústria criativa). Assim, os alunos-investigadores contarão com uma preparação para estudos futuros, na forma de pós-graduações, fellowships, residências e doutoramentos.

︎︎︎ Saídas Profissionais

Este Mestrado estabelece ligações ao mercado de trabalho através de oportunidades como palestras e debates com convidados dentro e fora da universidade, feedback de parceiros institucionais e da indústria criativa, programas de orientação e tutoria, desenvolvimento de projetos e um programa de estágio. Transmite competências que são altamente transferíveis e que poderão conduzir a carreiras em vastos sectores de publicação de conteúdos, e das indústrias criativas centradas num público abrangente, desenvolvendo igualmente ferramentas para colaborar com outras áreas disciplinares.
Oferece oportunidade de participar em projectos reais com parceiros estabelecidos na área da publicação como editoras, estúdios de design, museus, galerias e associações.


︎︎︎ Plano de Estudos





DELLI Press

Estes trabalhos resultam das experiências de design dos nossos fantásticos alunos do DELLI, sobretudo na licenciatura em Design de Comunicação que conta com o apoio do Departamento de Cinema e Arte dos Media


︎︎︎ Publicações


︎︎︎

Delli
(Design Lusófona Lisboa) is a design department that critically challenges a discipline in profound transitions, exploring a variety of pedagogical models. Working as a continuous workshop with a network of leading professionals, researchers and educators, Delli aims to expand the design discipline in collaboration with our research centre, as well as local and international partners.


BA in COMMUNICATION DESIGN 

︎ Built on a logical progression of key subjects – from methods to projects – the programme explores flexible curricula models, adapting to emerging interests and issues, both disciplinary and within society at large.

︎︎ In the final year of the programme, students codesign and develop workshops and events, collectively exploring the needs of a discipline and society in transition.

︎︎︎ Unique range of local partnerships, such as the Bordalo Pinheiro Museum, and international partners such as the Pratt Institute (New York, USA), for student exchange programmes.

︎︎︎︎ Delli’s programme works towards the development of hybrid, multidisciplinary and critical practitioners, while supporting specialist interests.

︎︎︎︎︎ Promotes autonomy by creating space for diverse practices, communities and approaches, facilitating internships as well as self-directed research projects.


︎︎︎ Structure

First Year
During the first year, the programme puts emphasis on method through an exploration of the fundaments of design, with a profoundly hands-on approach, from drawing to composition, typography to editorial design, from historic technology to production. Trial, error and experimentation are key aspects of this initial phase of the programme.

Second Year
The second year focuses on the development of the identity and critical dimension of the student, exploring different positions and challenging the past, present and future of the discipline. It does so through a variety of approaches and projects, from visual identity to exhibition design, to the study of typography and illustration, digital technology and interdisciplinary research.

Third Year
Finally, the third year consolidates the journey developed during the first and second years, exploring live projects, as well as highly experimental courses which push the boundaries of the discipline. Multiple collaborative projects are organised, and attention is given to the networks created inside and outside the programme, via the national and international guests who support and complement our pedagogic models. Adopting a research-led approach, and using both field-work and speculation, we push students to consider new and more sustainable social and economic models.

︎︎︎
Study Plan

︎︎︎ Facilities

The Delli Office is a central space for our programme, working as an hybrid educational, production, debate and sharing model. A variety of tools and means of production are available to the students during and beyond the context of the courses: 3D printing, laser cutting, plotters, risography, digital copiers which cohabit with multiple printing techniques such as screen-printing, fax machines, mimeography, or impact printing, as well as letterpress. The majority of our courses are taught here, and it is also the space where parallel programmes are run, including those which are student-organised, such as cinema and reading sessions.


MA in DESIGN
(NEW)

The MA Design explores and expands new publishing practices, deepening the relations between design and fields such as ecology, culture and food, around the idea of Publishing Futures. With this MA, you will be able to develop strategies to make pressing issues public, conceiving interactive and collaborative models through printed and digital media, as well as performance.

The role of designers has changed dramatically in recent years, expanding their opportunities and responsibilities for action and relationships, which now go far beyond the usual media. The MA in Design focuses on building preferable futures, exploring publishing practices in an expanded manner. Revolving around the idea of Publishing Futures, the verb “publish” is used as a strategy to make public issues and problems that are pressing in contemporary societies. The study program is developed around classes or conferences, performances and installations in galleries and museums, new and old types of printing and reproduction, cinema/video, social networks or virtual reality and AI technologies, without forgetting the ancestry of paper publishing.

This is a MA degree explores the challenges of design practice from different perspectives of research, creativity and imagination, as ways of understanding a world in permanent change, offering students countless practical experiences through forums as pertinent as: Geographies and Food, Climates and Culture, Communities and Publishing, Archives and Futures. This innovative program is the second phase of the pedagogical strategy initiated in the BA Communication Design, as a teaching-learning-sharing platform that critically analyzes design as a discipline undergoing profound transitions, exploring different collaborative pedagogical models, and approaching design beyond its disciplinary margins.


︎︎︎ Goals

︎
Through a holistic and critical understanding of publishing, students put into practice grounded and tangible work in projects guided by tutors and guest experts, developing creative content critically, and exploring innovative models of engaging and communicating with a diversity of audiences.
︎︎ 
To develop and consolidate knowledge about the culture of design and the design of culture, through the empowerment of self-questioning and research, equipping students with the tools to think about design beyond their own discipline.
︎︎︎
Students are guided in a substantial manner, in order to build their own practice throughout the course, developing academic skills and contact with the community and industry before completing a core project that suits their interests. The scope of the MA degree binds students, as a working group, to the futures they prefer and which design, in dialogue with other disciplines, make possible.

︎︎︎ Skills

︎ Understanding of the various types of teaching and learning, developing the ability to analyze and structure ways of learning and sharing knowledge.
︎︎
Articulate the design’s responsibility and its possible contributions to the current environmental and social crises, as well as possible future models.
︎︎︎
Use of publishing as a means of mapping, methodological and discursive analysis, as well as development of design practices.
︎︎︎︎
Knowledge about the creation and development of communities, as well as the role of collaboration in interdisciplinary practice.
︎︎︎︎︎
Critical ability to problematize pressing contemporary issues, through systems and implications of the consequences of design action or inaction.

Why choose the MA in Design?

︎
Complete an advanced training stage at the University, obtaining a Master degree, with national and international recognition;
︎︎ 
Maximize the efficiency of design in society, considering fundamental to have a broad, deep and varied knowledge of the surrounding environment;
︎︎︎ 
Promote the research and dissemination of catalyst ideas, supported by the University, and aimed at the alternative society models development;
︎︎︎︎ 
Access to international networks in which DCAM and Lusófona University are integrated, within the scope of research and knowledge sharing, as a catalyst for intellectual development;
︎︎︎︎︎ 
Theoretical, scientific and technical research of high university quality;
︎︎︎︎︎︎ 
Unparalleled technological conditions in the image sector, both National and European.

︎︎︎ For whom?

This program is open to applications from designers, artists and agents from the cultural and communications sector, at various stages of their practice and career, as well as candidates from sciences, humanities, politics, economics, sociology and other fields that intersect – or can benefit from – the interdisciplinarity and collaborative dynamics of contemporary design practice.

︎︎︎ Research

The academic staff of the MA in Design is made of a group of researchers working in areas that inform the program, such as: design history, design criticism, design and ecology, community practices and pedagogy. With an international dimension and a vast network of contacts and partnerships, the work developed in this program seeks to transfer knowledge and methods to students, working as peers.

︎︎︎ Future studies

This MA prepares students for future studies by introducing and consolidating a research culture. This implies the acquisition of research methodologies, as well as an articulation of the institutions and infrastructures that support these activities (i.e. publishers, museums, archives, cultural associations, creative industries). Therefore, student-researchers will be prepared for future studies such as postgraduate courses, fellowships, residencies and doctorates.

︎︎︎ Career opportunities

This MA establishes links with the market through opportunities such as lectures and debates with guests from inside and outside of academia, feedback from institutional and creative industry partners, mentoring and tutoring, project development and an internship program.
It teaches skills that are highly transferable, aiming to lead to careers in the broad sectors of content publishing and the creative industries, focusing on a broad audience, as well as developing tools to collaborate with other disciplines.
It offers the opportunity to take part in real projects with established partners in publishing such as publishers, design studios, museums, galleries and associations.

︎︎︎ Study Plans







DELLI Press

These works result from the design experiences of our fantastic DELLI students, especially in the Communication Design degree which is supported by the Department of Film and Media Art.

︎︎︎ Publications






︎

Contacto/Contact

Email: info@ulusofona.pt 
Site: www.delli.pt
Tel. (+351) 217 515 500 / 758

Morada/Adress:
Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa
Portugal










APPLY NOW ︎ INSCREVE-TE JÁ ︎ APPLY NOW APPLY NOW APPLY NOW APPLY NOW APPLY NOW APPLY NOW ︎ INSCREVE-TE JÁ ︎ APPLY NOW APPLY NOW APPLY NOW APPLY NOW APPLY NOW 



Master
Study Plan

Year 1

Semester 1
︎︎︎Project Seminar I (S1/ECTS 8)
︎︎︎Collaborative Practices I (S1/ECTS 5)
︎︎︎Design Methods I (S1/ECTS 4)
︎︎︎Provocations and Transitions I (S1/ECTS 8)
︎︎︎Sistem I  (S1/ECTS 5)

Semester 2
︎︎︎Project Seminar II (S1/ECTS 8)
︎︎︎Collaborative Practices II (S1/ECTS 6)
︎︎︎Design Methods II (S1/ECTS 4)
︎︎︎Provocations and Transitions II (S1/ECTS 4)
︎︎︎Sistem II (S1/ECTS 8)

2º Ano

Semester 1
︎︎︎Project Seminar III (S1/ECTS 6)
︎︎︎Design Laboratory I (S1/ECTS 6)
︎︎︎Design Laboratory II  (S1/ECTS 6)
︎︎︎Research Seminar (S1/ECTS 12)

Semester 2
︎︎︎Dissertation (or) Project Work (or) Internship Report



︎︎︎