Delli
(Design Lusófona Lisboa) é um projeto de design que desafia criticamente uma disciplina em profundas transições, explorando diferentes modelos pedagógicos. No trabalho em workshop contínuo entre profissionais, investigadores e professores de referência, o Delli pretende expandir a disciplina do design, em colaboração com o nosso centro de investigação, assim como com os nossos parceiros locais e internacionais.

Porquê escolher a licenciatura de Design de Comunicação

︎ Alicerçado numa progressão lógica de temas-chave – de métodos a projectos – o programa explora modelos curriculares flexíveis, adaptáveis a questões e interesses emergentes, seja no âmbito particular do design ou da sociedade em geral.

︎︎ No decorrer da licenciatura, os alunos participam em workshops e eventos, trabalhando  coletivamente com artistas e designers convidados que desafiam os alunos para a realidade de uma sociedade em transição.

︎︎︎ Os projectos desenvolvidos com os alunos resultam frequentemente em publicações/objectos editados pela Delli_Press (editora do Delli) que circulam em eventos de Design, tanto em Portugal como no estrangeiro (Madrid, Paris, Berlim, Nova Iorque, São Francisco, São Paulo, Xangai, etc).

︎︎︎︎ Gama única de parcerias locais como o Museu Bordallo Pinheiro, e internacionais, de intercâmbio de estudantes, como o Pratt Institute (Nova Iorque, EUA) e instituições da vasta rede europeia do Programa Erasmus.

︎︎︎︎︎ O programa Delli trabalha para o desenvolvimento de profissionais híbridos, multidisciplinares e críticos, ao mesmo tempo que apoia interesses especializados.

︎︎︎︎︎︎ O programa Delli promove a autonomia criando espaço para diversas práticas, comunidades e abordagens, facilitando estágios, bem como projetos de pesquisa autodirigidos.

︎︎︎ Estrutura 

Primeiro Ano
O programa foca-se em métodos,  através da exploração dos fundamentos do design, com uma abordagem profundamente prática: do desenho à composição, da tipografia ao design editorial, da tecnologia histórica à produção. Tentativa, erro e experimentação são aspectos essenciais desta fase inicial do programa.

Segundo Ano
Centra-se no desenvolvimento da identidade e dimensão crítica do aluno, explorando diferentes posicionamentos e desafiando o passado, presente e futuro da disciplina. Fá-lo através de uma variedade de abordagens e projectos, desde a identidade visual ao design de exposições, ao estudo da tipografia e ilustração, tecnologia digital e investigação interdisciplinar.

Terceiro Ano
O último ano consolida a viagem desenvolvida durante o primeiro e o segundo ano, explorando projetos com briefs, bem como cursos altamente experimentais que extrapolam os limites da disciplina. Organizam-se múltiplos projectos colaborativos e dá-se atenção às redes criadas dentro e fora do programa, através dos convidados nacionais e internacionais que apoiam e complementam os nossos modelos pedagógicos. Adoptando uma abordagem baseada na pesquisa e usando trabalho de campo e especulação, incentivamos os alunos a considerarem novos modelos sociais, económicos e mais sustentáveis.

︎︎︎ Plano de Estudos

︎︎︎ Instalações/Equipamento

O Delli Office é um espaço central para o nosso programa, funcionando como um modelo híbrido educacional de produção, debate e partilha. Uma variedade de ferramentas e meios de produção estão disponíveis para os alunos: impressão 3D, corte a laser, projecção vídeo, plotters, risografia e copiadoras digitais que coabitam com múltiplas outras técnicas de impressão, tais como serigrafia, mimeografia ou gravura, assim como impressão com tipos móveis. A maior parte das aulas projectuais acontecem aqui, sendo também o espaço onde decorrem os programas paralelos, incluindo os organizados por alunos, como as sessões de cinema e de leitura.


Mestrado em Design

O Mestrado em Design é um curso multidisciplinar que encontra sentido numa sociedade em transição, na qual o design é um elemento fulcral na construção de futuro mais diverso, sustentável e melhor. Numa época de intensa banalização do design e após várias décadas de visões unidimensionais e de pressupostos problemáticos de universalidade, a disciplina do design encontra-se numa encruzilhada. Este é um desafio chave para este Mestrado: reflectir, agir e contribuir significativamente para a concepção de uma sociedade mais inclusiva, desligada de trajectórias e modelos pré-determinados. O Mestrado em Design baseia-se, portanto, num corpo docente multidisciplinar com backgrounds diversos, bem como em redes nacionais e internacionais, proporcionando espaço para uma investigação e trabalho aprofundados, desafiando os limites da disciplina.

Porquê escolher o nosso Mestrado

︎ Os modelos actuais de abordagem do design não são os únicos, ou mais apropriados para enfrentar os desafios das décadas que se avizinham. Neste sentido, os actuais conceitos de inovação ou progresso serão questionados e debatidos no nosso programa.

︎︎ Os designers não se podem reduzir a técnicos, nem ser facilmente seduzidos pela tecnologia. Esta é uma questão importante que exploramos enquanto fórum crítico, promovendo uma cultura de debate colectivo.

︎︎︎ O processo de design é necessariamente interdisciplinar: o nosso programa preocupa-se mais com as questões, e não tanto com a disciplina em si mesma, visando alcançar outras áreas e formas de conhecimento para além da academia ou das fronteiras tradicionais do design.

︎︎︎ Estrutura

Primeiro Semestre O foco é colocado na introdução dos estudantes à investigação em design, explorando amplas áreas do conhecimento, desde a cultura à ciência, enquanto base dos desafios que enfrentam na contribuição para sociedades e mundos melhores.

Segundo Semestre Este momento explora a ecologia, a performance e as múltiplas vertentes de interesse das sociedades contemporâneas, debatendo e identificando lacunas e potencial em temas fracturantes ou transitórios, bem como momentos históricos em diferentes contextos.

Terceiro Semestre
Questionando definições de "inovação", este semestre utiliza projectos apoiados por arquitectura e abordagens multidisciplinares, a fim de testar o alcance de diferentes metodologias de design. É dada especial atenção às estratégias, tácticas e processos.

Quarto Semestre
Neste último período apontam-se caminhos para a produção da dissertação final, colocando particular ênfase na narrativa, argumentos, sustentação, reconfiguração e trabalho que pode efectivamente desafiar o status quo, alargando o horizonte dos estudantes e da própria disciplina.

︎︎︎ Plano de Estudos


Investigação


O Center for Other Worlds (COW) é um centro de investigação interdisciplinar de design e arte, sediado na Universidade Lusófona. Concentra-se no desenvolvimento de perspectivas que não são dominantes nem impostas pela disciplina do design – através da crítica, especulação e colaboração com várias disciplinas como a curadoria, arquitectura, artes visuais, ecologia e teoria política – tendo no design um elemento unificador, mas rejeitando hierarquias entre estas. O nome do centro faz referência ao conceito de alteridade, visando assim desafiar as visões universais do design e da arte. A missão central do centro está, portanto, inscrita no seu nome.

︎︎︎ Center for Other Worlds 




DELLI Press

Estes trabalhos resultam das experiências de design dos nossos fantásticos alunos do DELLI, sobretudo na licenciatura em Design de Comunicação que conta com o apoio do Departamento de Cinema e Arte dos Media


︎︎︎ Publicações


︎︎︎

Delli
(Design Lusófona Lisboa) is a design department that critically challenges a discipline in profound transitions, exploring a variety of pedagogical models. Working as a continuous workshop with a network of leading professionals, researchers and educators, Delli aims to expand the design discipline in collaboration with our research centre, as well as local and international partners.


Why Choose Delli

︎ Built on a logical progression of key subjects – from methods to projects – the programme explores flexible curricula models, adapting to emerging interests and issues, both disciplinary and within society at large.

︎︎ In the final year of the programme, students codesign and develop workshops and events, collectively exploring the needs of a discipline and society in transition.

︎︎︎ Unique range of local partnerships, such as the Bordalo Pinheiro Museum, and international partners such as the Pratt Institute (New York, USA), for student exchange programmes.

︎︎︎︎ Delli’s programme works towards the development of hybrid, multidisciplinary and critical practitioners, while supporting specialist interests.

︎︎︎︎︎ Promotes autonomy by creating space for diverse practices, communities and approaches, facilitating internships as well as self-directed research projects.


Communication Design [BA]

︎︎︎ Structure

First Year
During the first year, the programme puts emphasis on method through an exploration of the fundaments of design, with a profoundly hands-on approach, from drawing to composition, typography to editorial design, from historic technology to production. Trial, error and experimentation are key aspects of this initial phase of the programme.

Second Year
The second year focuses on the development of the identity and critical dimension of the student, exploring different positions and challenging the past, present and future of the discipline. It does so through a variety of approaches and projects, from visual identity to exhibition design, to the study of typography and illustration, digital technology and interdisciplinary research.

Third Year
Finally, the third year consolidates the journey developed during the first and second years, exploring live projects, as well as highly experimental courses which push the boundaries of the discipline. Multiple collaborative projects are organised, and attention is given to the networks created inside and outside the programme, via the national and international guests who support and complement our pedagogic models. Adopting a research-led approach, and using both field-work and speculation, we push students to consider new and more sustainable social and economic models.

︎︎︎
Study Plan

︎︎︎ Facilities

The Delli Office is a central space for our programme, working as an hybrid educational, production, debate and sharing model. A variety of tools and means of production are available to the students during and beyond the context of the courses: 3D printing, laser cutting, plotters, risography, digital copiers which cohabit with multiple printing techniques such as screen-printing, fax machines, mimeography, or impact printing, as well as letterpress. The majority of our courses are taught here, and it is also the space where parallel programmes are run, including those which are student-organised, such as cinema and reading sessions.


MSc Dreege

The MA in Design is a multidisciplinary course that exists in a society in transition, in which design is a pivotal element in the construction of better, more diverse and sustainable futures. At a time of fast banalisation of design, this discipline is at a crossroads, following several decades of unidimensional visions and problematic assumptions of universality. This is a key challenge for this MA: to reflect, act and contribute meaningfully to the design of a more inclusive society, detached from predetermined trajectories and models. The MA in Design is therefore based on a multidisciplinary staff with various backgrounds, as well as national and international networks, providing space for in-depth research and work, pushing the limits of the discipline.

︎︎︎ Why Choose Our MA

︎ Current models of approaching design are not the only, or more appropriate ones to face the challenges in the decades ahead of us. In this sense, the present concepts of innovation or progress will be questioned and debated in our programme.

︎︎ Designers can not reduce themselves to technicians, nor be easily seduced by technology. This is an important issue that we explore as a critical forum, promoting a culture of collective debate.

︎︎︎ The design process is necessarily interdisciplinary: our programme is concerned with issues, not with the discipline itself, reaching out to other fields and forms of knowledge beyond academia or the traditional boundaries of design.

︎︎︎ Structure

First Semester
Focus is put in introducing students to research in design, exploring wide areas of knowledge, from culture to science, forming the basis of the challenges they face towards the contribution to better societies, better worlds.

Second Semester
This semester explores ecology, performance and multiple strands of interest in contemporary societies, debating and identifying gaps and potential in fractures, transitions, as well as historic moments in dierent contexts.

Third Semester
Questioning denitions of ‘innovation’, this semester uses projects aided by architecture and multidisciplinary approaches in order to test the reach of dierent design methods. Attention is given to strategies, tactics and processes.

Fourth Semester
This nal semester informs the production of a nal dissertation, putting particular emphasis in narrative, arguments, sustainment, reconguration and work which can eectively challenge the status quo, broadening the horizon of the students and the discipline itself.

︎︎︎ Study Plan


Research

The Center for Other Worlds (COW) is an interdisciplinary research centre for design and art, based at Lusófona University. It focuses on the development of perspectives that are not dominant nor imposed by the design discipline—through criticism, speculation and collaboration with various disciplines such as curating, architecture, visual arts, ecology and political theory—having in design an unifying element but rejecting hierarchies between them. The centre’s name makes a reference to the concept of otherness, thereby aiming at challenging universal visions of design and art. The centre’s core mission is therefore inscribed in its name.

︎︎︎ 
Center for Other Worlds




DELLI Press

These works result from the design experiences of our fantastic DELLI students, especially in the Communication Design degree which is supported by the Department of Film and Media Art.

︎︎︎ Publications






︎

Contacto/Contact

Email: info@ulusofona.pt 
Site: www.delli.pt
Tel. (+351) 217 515 500 / 758

Morada/Adress:
Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa
Portugal











PAULO T. SILVA


Paulo T. Silva é docente no DELLI (Design Lusófona Lisboa) de Tipografia, Desenho de Tipos de Letra (DTL) e Design Editorial.

Desenvolve projectos independentes enquanto designer gráfico e artista.

Desde 2014 é membro da equipa editorial da Wrong Wrong: publicação online centrada no campo da produção artística contemporânea e da Raum: plataforma online que aloja residências de artistas e estruturas ligadas à criação e programação artística e outras – nomeadamente unidades de investigação universitária, projectos editoriais, museus, escolas de artes visuais e projectos independentes. As áreas artísticas inicialmente contempladas são a fotografia, as artes visuais, cinema, arquitectura, design, música e artes sonoras.

É doutorando em Arte e Design na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

︎︎︎

Paulo T. Silva is a professor at DELLI (Design Lusófona Lisboa) of Typography, Type Design and Editorial Design.

Develops independent projects as graphic designer and artist.

Since 2014 he is a member of the Wrong Wrong editorial team: online magazine specializing in the field of contemporary artistic production and Raum: an online platform hosting residencies of artists, with the support of structures active in the domains of artistic creation, teaching and diffusion - namely university research units, publishing projects, museums, visual arts schools and independent art projects. The art fields considered are photography and visual arts, film, architecture, graphic design, music and sound art.

He is a PhD student in Art and Design at the Faculty of Fine Arts, University of Porto.


www.raum.pt/
www.wrongwrong.net/